A nossa casa está a arder | Greta Thunberg

A nossa casa está a arder é a história de Greta, dos seus pais e da sua irmã, que chegou às livrarias portuguesas em Junho e que me suscitou interesse mal o vi. Tinha curiosidade em saber mais sobre esta rapariga de 16 anos que conseguiu pôr o mundo em polvorosa. Para além disto, também o meu recente interesse em ter uma vida mais sustentável me levaram a comprar o livro mal vi uma promoção de 20% na Wook.

Como devem calcular as expectativas eram bastante altas, mas a leitura ficou muito aquém das mesmas. Achei que houve uma certa desorganização de ideias assim como algumas repetições de certos tópicos. Um livro que eu pensei ser sobre as alterações climáticas foi mais sobre a síndrome de Asperger e sobre a luta da família para ultrapassar todos os constrangimentos que a doença pode trazer.

No que respeita às alterações climáticas o que está escrito no livro pode ser retirado de qualquer um dos discursos da Greta que assentam quase sempre na mesma base: a crise existe e não estamos (grande crítica aos políticos) a fazer nada para mudar isso.

No que respeita à vida em família, esta é-nos relatada de forma muito pessoal: as escolhas que são feitas e a procura incessante por um diagnóstico que ninguém é capaz de dar. Aqui temos também uma chamada de atenção para vários problemas da sociedade: o sistema educativo e como tratar as crianças com necessidades especiais.

Apesar de não ter correspondido às expectativas, recomendo a leitura deste livro que nos põe a pensar sobre o que está à nossa volta e o que podemos fazer para melhorar.

Beijinhos
Carina
Já cá estou e, por agora, fico

Segue o blog
error

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.